-
Arquitetos: AM Arquitectura
- Área: 55 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Nicolas Saieh
-
Fabricantes: Arauco, Lamitech, Topwood
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na construção de um local de oração para a Corporação de Beneficência de Osorno (Clínica Alemana Osorno). Essa instituição foi criada no meio do século XX por cidadãos em sua maioria de ascendência alemã e com o apoio ativo da Igreja Luterana. Dessa forma, a criação de um novo Templo Luterano, um local de oração e reflexão para as instalações da clínica, mas de caráter ecumênico, torna-se importante.
O projeto está localizado em um dos pátios internos da clínica, com o objetivo de constituir um "centro" no vazio gerado pelos pavilhões existentes. Como não existem muitos referenciais tipológicos de templos luteranos, o projeto se propõe como uma resposta simples e austera que resgata tipologias predominantes dessa região do sul do Chile. Busca-se a utilização da madeira como material predominante, tanto em sua estrutura como em seus revestimentos, material presente no inconsciente coletivo, que através de seu caráter caloroso potencializa a experiência de reflexão e recolhimento.
O programa é desenvolvido em apenas 55m2 a partir de uma planta retangular que é "truncada" na metade de seu comprimento, com o objetivo de tensionar o espaço em direção ao altar, enquanto os "ombros" sobem aumentando a sensação de verticalidade sobre o altar, diminuindo a largura da nave. O altar e a cruz são enquadrados com a única abertura do projeto com o jardim ao fundo, sendo a única entrada de luz do local de oração. A relevância da madeira na proposta se da pelo fato de ser o "elemento único" da proposta arquitetônica, desde sua estrutura até seus revestimentos. A estrutura, ao ficar exposta em sua totalidade no interior da capela, é parte da expressão arquitetônica do edifício, enquanto em seu papel de revestimento proporciona uma atmosfera acolhedora e, em seu exterior, se mimetiza com o entorno natural.
O projeto considera sua solução estrutural com base em madeira laminada mecanizada. Por estar localizado em um pátio interno, sem acesso a caminhões ou maquinário, tanto a entrada quanto a montagem dos materiais foram completamente manuais. Além disso, a mecanização garantiu um processo coordenado de projeto, modelagem e fabricação, além de uma pré-montagem fácil das estruturas.
Proposta conceitual. A madeira é escolhida para a obra por ser um material identitário na construção de templos no sul do Chile. A ideia é resgatar o material não apenas como um elemento construtivo, mas como um elemento que conecta e gera o elo entre o espaço construído, o usuário e o ato de oração ou reflexão. Consideramos que o projeto consegue reformular um sistema de construção tradicional do sul do Chile, através da industrialização e mecanização do material, sem perder sua essência e expressão formal.